O primeiro contato com o uso de aparelho auditivo pode causar estranhamento para muitas pessoas. Por isso, a adaptação é uma fase que deve ser superada pelo deficiente auditivo.
A maioria das pessoas que possuem perda auditiva espera um longo período antes de usar os aparelhos, desse modo, elas perdem a noção de uma audição natural, tornando o ruído mais agressivo no dia-a-dia. Isso faz com que o portador da dificuldade auditiva, ao utilizar seus novos aparelhos, sinta uma diferença entre os sons, pois a qualidade auditiva desses dispositivos é mais precisa do que a audição natural. Por isso, a fase da adaptação é tão importante e essencial para uma melhor experiência do uso dessa tecnologia.
SAIBA MAIS
Abaixo preparamos uma lista de conselhos para auxiliar as pessoas na fase de adaptação com os Aparelhos Auditivos:
1 – O primeiro conselho é “Você não deve fazer comparação entre o uso de um aparelho auditivo com um par de óculos”, quando se usa óculos, pela primeira vez, percebe-se a diferença imediatamente, já com o aparelho auditivo você tem que se acostumar a ouvir de modo diferente.
2 – Treinar o uso do aparelho auditivo, o que significa que você deve manter firme o propósito de adaptar-se a ele. Não desista de usá-lo, mesmo que isso cause estranheza. Converse com um especialista na área, pois quanto mais falar de suas experiências com o uso de aparelho, melhor será a adaptação.
3 – Lembre que adaptação é um processo contínuo e quando você se tornar mais familiar com seu aparelho deve informar ao fornecedor sobre os sons que eventualmente esteja lhe incomodando para que ele ajuste o aparelho com mais precisão, a fim de que este produza um som melhor.
4 – Usar aparelho auditivo, pela primeira vez, é também um processo psicológico. É aconselhável conversar com um fonoaudiólogo especialista sobre suas expectativas e experiências.
5 – Estabeleça metas e objetivos quanto ao uso de seu aparelho e esteja ciente de que há diferentes expectativas em certos períodos. Isso lhe ajudará na adaptação, tanto fisicamente como mentalmente.
6 – Fale com outras pessoas que sofrem de perda auditiva e que usam aparelho. Elas, certamente, terão muitas experiências para compartilhar com você.
Fazer o uso e se adaptar com o aparelho auditivo é um exercício que tornará sua inclusão social, bem-estar e sua autonomia no dia-a-dia melhor, dando disponibilidade ao portador da perda auditiva de manter uma rotina saudável. Para mais informações sobre aparelhos auditivos entre em contato conosco. A Listen Here é uma clínica especializada no assunto e estamos aqui para ajudar você.